Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ensino

Ensinar por meio do encantamento: segredo de uma professora apaixonada pela profissão

Com o Dia do Professor que se aproxima, conheça os desafios e olhares de quem apresenta o universo da alfabetização aos pequenos do Colégio Unesc, primeiro degrau da vida acadêmica na Universidade (Fotos: Mayara Cardoso)

Se educar é um dom, a professora Patrícia Stanger Cardoso tem mesmo essa aptidão inata. Responsável por uma das turmas de primeiro ano do Colégio Unesc, a “prô Pati” carrega consigo o lema de encantar seus pequenos e levar para eles o mesmo brilho nos olhos que ela tem ao exercer a nobre e desafiadora missão de ensinar. Ao longo de mais de dez anos de carreira docente a professora coleciona momentos especiais e enche todos os dias a bagagem de realizações ao ver seus “filhotes” alçando voos cada vez maiores.

Neste Dia do Professor, 15 de outubro, Patrícia veste seu jaleco do Colégio Unesc com ainda mais orgulho e convicção de estar no lugar certo fazendo a coisa certa. “Não me vejo atuando em outro espaço que não seja o da educação. Esse dia, para nós professores, é muito especial pois reforça nosso orgulho e nossa responsabilidade de educar e participar de uma fase encantadora da vida dos alunos”, destaca.

No caminho da alfabetização, nem sempre trilhado com facilidade, para a professora, o fator determinante para o sucesso é a afetividade. Em tempos de pandemia, sem poder oferecer abraços, conforme ela, muitas foram as formas criadas para compartilhar carinho e segurança. “O afeto é fundamental. É preciso que os ensinamentos e a afetividade caminhem juntos. Quando uma criança se sente bem em um ambiente, se sente acolhida e entendida, tudo flui melhor, inclusive o processo tão precioso que é o aprendizado da escrita e da leitura”, aponta.

As marcas deixadas no período da infância, de acordo com a profissional, são determinantes para os mais variados aspectos da vida adulta. Os primeiros passos da trajetória nos estudos, portanto, devem ser leves, evidenciados pelo amor e pelo carinho. “Os Anos Iniciais, especialmente o primeiro ano, significa um período muito marcante na vida dos pequenos. Se as marcas irão existir, que sejam lindas, de memórias especiais. Nosso papel neste processo deve ser de transmitir confiança e segurança em um tripé que envolve não só nosso contato com a criança, mas também entre a família e a escola”, acrescenta.

Desafios diários

Com a tecnologia ao alcance de todos, inclusive dos pequenos, o encantamento descrito por Patrícia precisa ser ainda mais efetivo para atrair a atenção aos ensinamentos importante à alfabetização. As respostas e informações ao acesso de cliques atentos e dedos já treinados para o clique, para a professora, convocam a escola a ser ainda mais certeira em suas ações. “Queremos que a sala de aula seja sempre um lugar de descobertas. Mesmo pequenos, eles argumentam, querem sempre novas respostas. Nós estamos aqui para estimulá-los e, com amor, mostrar seus potenciais, suas diferenças e fazer parte de um processo que me encanta, que é saber que podemos fazer a diferença em suas vidas”, comenta encantada.

Patrícia é mais uma das provas de que o amor e as habilidades humanas, as soft skills, jamais poderão ser substituídos pelas mais modernas tecnologias. A dedicação da professora, conforme o diretor de Ensino da Unesc, Marcelo Feldhaus, acompanha os fortes elos do Colégio Unesc que une o que há de mais atual, com o ambiente científico de uma Universidade, uma estrutura quase incalculável em tamanho e o carinho interpessoal como o de uma família. “É assim que o Colégio Unesc fica na memória de quem por ali passa: com ensinamentos, com evolução constante e, de igual importância, com muito afeito e memórias inesquecíveis de uma infância vivida da melhor maneira, respeitando etapas e se preparando à altura para o futuro que está logo ali”, resume Feldhaus.

Colégio com perfil de Universidade

Não só no nome o Colégio Unesc leva a marca da Universidade. Nas práticas diárias, planejamentos, missões e características, a escola se mostra diferente. O que difere o ensino, para a diretora do Colégio, Giselle dos Passos Vieira, fica claro para quem conhece a rotina do espaço. “Não estamos apenas em um espaço localizado dentro de um campus lindo. Nós fazemos parte disso. Contamos com a estrutura da Instituição ao nosso favor e percebo o quanto isso faz a diferença”, aponta.

Intrínsecos ao conhecimento transmitido em sala de aula, conforme a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, estão a missão e, principalmente, os valores da Universidade, transmitidos já nas fases iniciais. “Quando falamos de formação integral podemos dizer orgulhosos que contamos com um colégio que completa nosso escopo. A educação é oferecida para todos os níveis de desenvolvimento e trabalha com os mais diferentes aspectos da formação do cidadão”, contextualiza.

O perfil do corpo do docente da escola, de acordo com Indianara, se encaixa com as necessidades que envolvem as especificidades do ensino para crianças e adolescentes aproveitando ao máximo o que o cenário universitário oferece como vantagem. “Os professores desempenham um papel fantástico com os alunos do Colégio Unesc. É algo realmente encantador. Eles oferecem a segurança e oportunizam a relação com diferentes projetos de pesquisa, com atividades comunitárias, se apropriam de toda a estrutura e, com isso, qualificam muito o processo de ensino aprendizagem”, acrescenta.

Educando crianças e adolescentes com a excelência de uma grande Universidade Comunitária, o Colégio Unesc forma estudantes desde 1992. Fruto de um desejo da comunidade acadêmica ainda enquanto Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), a escola passa por importante processo de atualização desde o início de 2020.

Semana de atividades especiais

A comemoração do Dia do Professor em todos os níveis da Unesc começou mais cedo. Antecipando a data especial que homenageia o corpo docente da Instituição, a Universidade possibilitou que o final de semana de descanso fosse estendido até o feriado de Nossa Senhora Aparecida, celebrado no dia 12 de outubro. Na quarta-feira (13/10), as atividades no campus foram retomadas e contaram com diferenciais até a data de comemoração especial, nesta sexta-feira (15/10).

Entre as atividades preparadas para marcar a data esteve um dia de “drive thru” para os professores. Ao longo da manhã, da tarde e da noite do Dia dos Professores, a Universidade recebeu os docentes para a entrega de uma lembrança. “Entregaremos, de forma segura, uma singela lembrança aos 791 docentes que contribuem para o sucesso da nossa Universidade. A semana ainda estará voltada para evidenciar, através de uma campanha nos meios de comunicação, a importância do professor na educação e na construção de uma sociedade voltada para o bem comunitário”, explicou a professora Indianara.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *