Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Colégio Unesc

Poetiz[arte] é cultura pura com os alunos do Colégio Unesc

Os muitos talentos do Colégio Unesc se revezaram em bonitas apresentações / Fotos: Décio Batista / AgeCom

Os professores da área de linguagens do Colégio Unesc, junto aos alunos da primeira série do Ensino Médio, conduziram na tarde desta quarta-feira (24/11) um momento de reencontros e de aproximações entre arte, música e literatura. Na oportunidade, os estudantes mostraram os seus talentos artísticos no primeiro Sarau “Poetiz[arte]: as manifestações como um espelho de Sí”, por meio de apresentações musicais e de balé clássico, declamação de poemas e exposições de trabalhos artísticos autorais.

Segundo os professores Gabriel Valga, de Artes, Beatris Pizoni de Freitas, de Literatura, Marina Coelho, de Produção Textual e Vivian Miranda Cypriano, de Língua Portuguesa, o objetivo desta ação interdisciplinar foi o de realizar um evento que, além de unir os componentes curriculares, também configurasse um momento de contemplação e de expressão para os alunos.

Conforme declara o professor Gabriel “Provocamos, neste grande encontro, a reflexão dos nossos alunos sobre o retorno à presencialidade, ao convívio com os colegas e com a escola. É, para além de tudo, uma oportunidade de trocar calor humano e afeto. Isso, com tamanha certeza, a Arte e a Literatura conseguem afagar com maestria.”, explicou.

A música foi uma das principais atrações do “Poetiz[arte]”. A dupla formada pelos alunos Juan Santin Leal, na guitarra, e Ethan Douglas Gouvêa Zanatta Mota, no vocal, trouxe para o evento clássicos do rock nacional.

Juan, aluno do nono ano II, conta que o sarau é muito importante para o estímulo à arte. “É uma oportunidade de mostrar o talento de cada um. A arte também é um instrumento de resistência”, disse. O vocalista e aluno da primeira série I, Ethan, foi na mesma linha e acrescentou que “estes eventos realizados no colégio acabam revelando muitos talentos, e a arte é ideal para isto. Gostei da oportunidade e espero que no ano que vem tenha muitos iguais a este”, avaliou.

A estudante e bailarina da primeira série I, Fernanda da Luz Zilli, realizou uma apresentação solo mostrando o seu talento na ponta dos pés. Seu sonho é ser uma bailarina profissional. “Considero muito importante ter eventos como o sarau de hoje. É uma grande oportunidade para todos: para mim que quero ir em busca do meu sonho, bem como para os que se apresentaram. Que eles possam realizar seus desejos, seja através da arte ou por outros caminhos”, falou.

As alunas da primeira série I, Ana Júlia Pierini Medeiros, Estér Schulter Serafim e Maria Laura Silvério Meurer, declamaram o poema “Meus oito anos”, de Casimiro de Abreu. O aluno da primeira série II, Gabriel Oliveira Eillemann, apresentou o poema “Pontinho de Vista”, de Pedro Bandeira. Já o estudante Eliel Borges Santana recitou “Poeminha do Contra” de Mário Quintana.

Para encerrar o evento com chave de ouro, os alunos das duas primeiras séries colheram e trocaram mensagens da árvore do Jardim da Gratidão, que estava repleta de frutos das reflexões estudantis produzidas durante o ano.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *