Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Colégio Unesc

A confiança dos alunos do Colégio Unesc no Enem

Uma estrutura foi montada na entrada da Universidade para receber e orientar  os estudantes / Fotos: Décio Batista / AgeCom

O campus da Unesc esteve movimentado neste domingo (21/11). As dependências da Universidade foram utilizadas para receber 3.157 alunos aptos a prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Cerca de 40 estudantes do ensino médio do Colégio Unesc marcaram presença no primeiro dia das provas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e Redação.

Suyanne

Entre os participantes pelo Colégio Unesc estão alunos das primeiras e segundas séries do ensino médio que aproveitam a oportunidade para adquirir experiências para quando completarem o Terceirão. É o caso da aluna do segundo ano, Suyanne Rodrigues, que se inscreveu neste ano para treinar e testar seus conhecimentos. “Eu estou fazendo a prova como ‘treineira’ para saber como é. Espero que seja uma boa experiência para o ano que vem”, avaliou.

Caroline

A aluna do Terceirão do Colégio Unesc, Caroline Fleck, pretende cursar Medicina em uma Universidade federal. “Espero que hoje, no dia do Enem, a gente faça uma boa prova e represente muito bem o Colégio”, comentou. Já o seu companheiro de classe, Nando Casagrande Monteiro, disse estar ansioso, mas preparado para o exame. “Vou fazer essa prova porque eu estudei o ano inteiro, fiz cursinho e me sinto apto para fazer esses exames. Espero que consiga passar tranquilamente pelas questões”, explicou.

Kauan

Outro aluno do terceirão do Colégio Unesc, Kauan Costa, disse estar muito feliz por terminar o ensino médio e pela oportunidade de prestar o Enem. “Estou contente e bem preparado para as provas, fazer essa redação e prova de humanas  e linguagens. Estou bem confiante para tirar um notão”, disse.

No mesmo astral, a aluna Maria Eduarda de Medeiros disse estar tranquila e espera obter boas notas. “Quero cursar Engenharia Química e espero ir muito bem no Enem, para poder conquistar a minha vaga”, enfatizou.

Maria Eduarda

A mãe do aluno Nando, Carla Casagrande Monteiro, mencionou a expectativa de um bom desempenho do seu filho no Enem. “Este é um momento único, e a primeira prova que ele vai fazer após terminar o Ensino Médio. O que eu disse para ele é que a formação dele, aqui na Unesc, foi muito boa, muito rica, e ele está muito preparado para fazer as provas. Agora é hora de mostrar o conhecimento adquirido”, destacou.

Para a professora do Prepara Enem e de Língua Portuguesa e Produção Textual do Colégio Unesc, Katiana Possamai,  é grande a expectativa em relação ao desempenho dos alunos na redação, como em todos os anos. “Vamos torcer para que nossos alunos saiam da melhor forma possível e que saibam diante de qualquer tema, desenvolver um bom texto dentro da estrutura dissertativo-argumentativa solicitado pela prova”, avaliou.

Segundo a coordenadora de ensino do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, o apoio aos alunos que prestam o Enem é muito importante para tranquilizá-los neste momento de tensão. “Temos cerca de 40 alunos prestando os exames, um momento que significa muitos aos nossos alunos. É a oportunidade de mostrar seus conhecimentos, inclusive ter a chance de entrar em uma Universidade com bolsa. Nossas expectativas são muito boas, todos se prepararam ao longo do ano. Temos alunos e alunas da primeira, segunda e terceira série participando do Enem. Sendo que os estudantes da primeira e segunda série são nossos ‘treineiros’ e o  pessoal do Terceirão está bem tranquilo, e tem todo o nosso apoio para irem bem nessas provas”, enfatizou.

O segundo dia do Enem está marcado para o próximo domingo, 28, no mesmo horário deste domingo. Na próxima rodada de provas, serão aplicadas as 45 questões de Matemática e suas tecnologias e mais 45 questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias. Neste ano, 3.109.762 estudantes se inscreveram para os exames. Em Santa Catarina são 75.707 inscritos.

Para que serve o Enem

Os candidatos poderão utilizar a nota do Enem para se candidatar ao processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para as Universidades públicas. Nas particulares, a nota serve para pleitear o financiamento estudantil do Fies e as bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni). Em Portugal, diversas instituições universitárias aceitam a nota como critério para entrada em seus cursos de graduação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *