Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Colégio Unesc

“O Pequeno Príncipe Preto” inspira aprendizados no Colégio Unesc

Os alunos do Colégio Unesc foram envolvidos, na tarde desta sexta-feira (14/5), em uma história pra lá de importante. Empatia, afeto, orgulho e ancestralidade estiveram entre os aprendizados, oportunizados pela contação da história O Pequeno Príncipe Preto. A ação, realizada no hall da Biblioteca Central Eurico Back, da Unesc, recebeu os pequenos para uma viagem na imaginação e, mais que isso, para aprendizados lúdicos sobre a vida real.

A história interpretada e representada por cartazes especialmente confeccionados pela equipe da Biblioteca para a ação, é inspirada pelo livro O Pequeno Príncipe Preto, publicado em 2020 pelo autor Rodrigo França. O trabalho faz parte do projeto Maio Negro, promovido pelo Estudos Étnico-raciais, Afro-brasileiros, Indígenas e de Minorias (Neabi) da Unesc, no qual os alunos foram convidados a diferentes atividades e reflexões ao longo da semana.

A mensagem de força e amor próprio, que conta com uma criança preta como protagonista, prendeu a atenção das crianças, desde as menores, do 1º ano, até as maiores, do 5º ano do Ensino Fundamental. As respostas, conforme a contadora de histórias, Maristela Constante, vieram em muita participação e diálogo pós apresentação. “Eles gostam de participar, comentar, questionar e se mostraram muito observadores de todo o contexto”, avalia.

Com semelhanças à história de Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro O Pequeno Príncipe, a adaptação ganhou novos fãs a partir da contação. Para a professora do 5º ano, Sandra Tramontim, o sentimento do grupo pode ser resumido com a palavra “gratidão”. “Confesso que ainda não conhecia essa história e me emocionei por diversas vezes ao longo da apresentação, tamanho o significado do príncipe preto, suas conquistas e convicções”, relatou.

O trabalho de toda a equipe da Biblioteca em torno da preparação para a interpretação da história, conforme Maristela, mais uma vez foi coroado com muito aprendizado para os pequenos. “Todos acabam se envolvendo para que possamos oferecer o melhor para a contação de história”, garantiu.

Para a diretora da escola, Giselle dos Passos Vieira, a oportunidade completou as diferentes experiências propostas aos alunos do Colégio Unesc. “Está é mais uma entre as diversas parcerias que nossos estudantes experimentam por estarmos inseridos em uma grande Universidade.  São aprendizados para a vida”, pontuou.

Além de Mari, como já é carinhosamente conhecida pelos pequenos, participaram a colega contadora de histórias, Andreia Vicente Antônio, e a colaboradora da Biblioteca, Caroline Aparecida da Silva.

Os estudantes que tiverem interesse em conferir mais de perto a obra do autor Rodrigo França poderão levar o livro, disponível na Biblioteca, em empréstimo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *