Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Colégio Unesc

Uso da tecnologia na avaliação escolar é realidade no Colégio Unesc

O espaço escolar, mais do que nunca, é lugar de reinvenções. Desde a chegada da pandemia, em 2020, as escolas precisaram adequar suas atividades na medida em que o distanciamento social foi necessário. No Colégio Unesc muitas coisas se transformaram de lá para cá, entre elas a aplicação de avaliações, que passaram a ser realizadas de forma virtual, tanto para alunos que acompanham as aulas híbridas das suas casas quanto para os que frequentam a escola no formato presencial.

No momento em que o cenário da educação passa por transformações tão significativas, conforme a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Mainara Cascaes Figueiredo, muitos são os desafios. “É claro que enfrentamos muitos obstáculos a superar, mas temos também muitas perspectivas de novos espaços de trabalho. Temos aproveitado essas novas possibilidades no dia a dia, desde o desenvolvimento do projeto pedagógico, das aulas, do fazer diário da escola e ainda desenvolvendo a avaliação”, explica.

As provas que começaram ainda em 2020 a ser aplicadas de forma virtual, de acordo com Mainara, já fazem parte da rotina de alunos, familiares e professores. “Realizar o processo avaliativo de forma síncrona entre todos os alunos significa uma igualdade de avaliações para quem está de forma presencial e aos que estão participando de forma remota. Precisamos observar as habilidades e competências que temos que desenvolver em cada fase, série, com os conteúdos norteadores, mas precisamos também que eles desenvolvam habilidades e competências que são, de certa forma, parecidas, por isso a avaliação neste formato, mas que não é o único adotado”, pontua.

Aplicadas por meio de plataformas Google, assim como as usadas na Unesc, as provas, conforme a coordenadora, vão muito além de uma conferência da memorização dos assuntos estudados.  “Não é uma ação apenas para mensurar o conteúdo por si só, mas, sim, um processo de reflexão, interpretação, escrita, trajeto, pensamento lógico, todos esses quesitos que vem sendo desenvolvidos desde o primeiro aninho do Ensino Fundamental até a terceira série do Ensino Médio”, completa.

Além deste tipo de análise, para Mainara, são de fundamental importância as avaliações em diferentes formados. “Contamos também com avaliações que consideram as produções artísticas, as produções linguísticas, aulas de laboratório que resultam também atividades em forma de relatório e que constroem também no aluno uma outra forma de compreender esse processo, além de ações como seminários, apresentações e pesquisas”, explica a professora, que acrescenta ainda que tais formatos permitem que o aluno seja avaliado sob diferentes olhares, facilitando que o professor perceba aqueles que têm facilidade maior pra oralidade, outros pra escrita ou outras habilidades, e que dessa forma possa também buscar explorar o que cada um tem de melhor.

A aplicação de provas online faz parte dos métodos avaliativos de todas as séries, desde o Ensino Fundamental ao Médio. Para os alunos que estão em sala de aula na estrutura do Colégio Unesc são disponibilizados chromebooks da Instituição ou o acesso aos laboratórios de informática, assim como para outras atividades nas quais há a necessidade do uso da tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *