Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ações Sociais

Unesc oferece exames preventivos em ação alusiva à campanha Outubro Rosa

Profissionais estarão disponíveis para atendimentos nos três períodos do dia (Fotos: Mayara Cardoso)

A Unesc mais uma vez se une à comunidade na luta pela saúde. Desta vez os esforços se voltam especialmente à saúde da mulher, assunto que ganha destaque com a campanha mundial que, em outubro, colore de rosa os diferentes espaços para chamar a atenção para a prevenção. Pensando nisso, a Universidade atua na prática oferecendo exames ginecológicos preventivos gratuitos ao longo de todo o mês.

A campanha ofertará ainda exames de mama realizados no consultório e orientações para o constante auto exame a ser realizado por cada mulher. Além disso, serão realizados testes rápidos de detecção de doenças como HIV, Sífilis e hepatites junto de verificação da situação da carteira vacinal.

Conforme a responsável pelo serviço de Enfermagem da Unesc, Zoraide Rocha, a ação conta com a parceria dos cursos de Enfermagem, Medicina, Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) e Secretaria Municipal de Saúde. A expectativa é de atender pelo menos 200 mulheres até o dia 31 de outubro.

O convite, de acordo com Zoraide, é para todas as mulheres, sejam estudantes, colaboradoras, pacientes das clínicas ou comunidade em geral, para aproveitarem a oportunidade e garantirem esse cuidado com a saúde. “Aquelas que não conseguem realizar os exames na Unidade de Saúde por conta do horário de trabalho, por exemplo, podem agendar para fazer aqui na Unesc no período noturno. Atenderemos até às 22h como forma de incentivar e oportunizar que ainda mais pessoas usufruam desse serviço”, pontua.

No espaço especialmente planejado para receber as pacientes na antessala do consultório no qual será coletado o exame preventivo, a equipe fará orientações sobre os cuidados e alertas relacionados ao câncer de mama. “Aproveitaremos o momento em que as mulheres estarão no aguardo do exame para orientá-las e tirar dúvidas. Este será um momento precioso de aprendizado e que pode, sem dúvida, salvar vidas por meio da informação”, acrescenta Zoraide.

Os exames ginecológicos preventivos devem ser realizados anualmente por todas as mulheres após o início da vida sexual. Os agendamentos podem ser realizados na Clínica Escola da Unesc pelo telefone (48) 3431-4538.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *