Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ações Comunitárias

Unesc promove tarde especial para usuários do grupo AVEnCER em alusão ao Dia Mundial do AVC

Os pacientes estiveram no Bloco Administrativo para a atividade que ocorreu nessa quinta-feira (24/10) (Fotos: Éverton Horácio/ Agecom Unesc)

Os usuários do serviço de saúde da Unesc, atendidos pelo grupo AVEnCER, participaram de uma atividade organizada pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER II). Realizada no Bloco Administrativo da Instituição, a ação, que ocorreu nessa quinta-feira (24/10) ofereceu orientações sobre qualidade de vida, aferição de pressão arterial, troca de experiências e momentos de confraternização. A iniciativa foi em alusão ao Dia Nacional de Prevenção ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), a ser lembrado na próxima terça-feira (29/10).

A coordenadora do CER, Tatiane Macarini, explicou que as atividades oferecidas pelo projeto são essenciais para a autonomia e a saúde dos participantes. “Uma vez por semana, eles recebem orientações sobre alimentação e cuidados diários que melhoram a qualidade de vida e previnem novos AVCs. Nosso foco é que eles possam ter uma vida saudável, com independência e autonomia, e que compartilhem as dicas com amigos e familiares, incentivando a prevenção”, destacou Tatiane.

O grupo AVEnCER, criado há um ano, é composto por pacientes que sofreram AVC e conta com o apoio de uma equipe multiprofissional, incluindo fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicóloga, terapeuta ocupacional e profissionais de enfermagem e nutrição. Os encontros ocorreram todas as quintas-feiras, com atendimentos realizados pelo SUS e encaminhamentos médicos, por meio das Unidades de Saúde da região.

Tatiane também agradeceu a dedicação da equipe do CER. “A equipe é maravilhosa, engajada e trabalha com afeto e responsabilidade. Ver os pacientes interagindo traz uma satisfação imensa. Este espaço é de todos, e queremos sempre atender às necessidades e promover uma melhoria contínua na qualidade de vida de cada um”, comentou ela.

 

Apoio e experiências

Para Célia Aparecida de Oliveira Anacleto, uma das participantes do grupo, a experiência tem sido transformadora. “Tive um AVC e, no começo, tinha dificuldades para engolir, falar e até na progressão motora. Com as orientações e a fisioterapia, hoje vivo muito melhor. O acolhimento da equipe foi essencial para minha recuperação, passando pelo atendimento de dentista, neurologista e psicóloga”, descreveu a paciente.

A atividade contou com a participação de fisioterapeutas e enfermeiros. A estudante da primeira fase do curso Técnico em Enfermagem Samily Sthefany Santa Brígida Ribeiro, estava realizando a aferição da pressão dos participantes. “Achei essa experiência incrível. Além de me proporcionar aprendizado e prática, o contato direto com os pacientes foi muito importante. É um momento de aprendizado que levarei para minha carreira”, contou Samily, que é natural do Pará.

 

Sobre o grupo

O grupo AVEnCER tem um ano de existência. Os encontros são realizados todas as quintas-feiras, das 13h às 14h. Os participantes contam com a atenção de uma equipe multiprofissional formada por fonoaudióloga, fisioterapeuta, psicóloga, terapeuta ocupacional, enfermagem, nutrição, entre outros profissionais. Os pacientes estão vinculados ao CER e são encaminhados pelas Unidades de Saúde do Sistema de Saúde Municipal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *