Nascida por meio da iniciativa dos estudantes Almir Silva Souza e Paulo Henrique Dal Ponte Michels, a 15ª Semana de Ciência e Tecnologia recebeu uma oficina sobre história em quadrinhos como uma fonte metodológica para o ensino de História, além de aproveitar o conteúdo, os enredos, cenários e os diálogos como ferramenta de aprendizado.
“Queremos apresentar a história em quadrinho além da sua construção. Nossa abordagem gira em torno de quem escreveu, porque escreveu, qual o contexto tinha a escrita. O quadrinho é uma fonte para contar a nossa história, um instrumento que constrói o relato do dia a dia da sociedade, por isso usá-lo como referência histórica”, explicou o aluno Almir.
Para o estudante, também da oitava fase, Bruno Moreira Carola, a oficina foi muito interessante. “Para mim foi rica e apresentou-me uma fonte totalmente diferente do que estamos acostumados na nossa graduação. Quando se fala de história, sempre dialogamos com fontes tradicionais como os livros que nos apresentam referências bibliográficas de autores já conhecidos. Já o quadrinho, é uma fonte diferente e somente após a década de 1980 que começa a ser mais utilizado como uma fonte. É um modelo de ensino que deixa a aula mais atraente e dinâmica, sem esquecer que também valoriza e reconhece a história em quadrinhos como o retrato da nossa história”, avaliou.