Na mesma linha da Universidade, o Colégio Unesc investe em um quadro de docentes qualificado. Daí, colhe os frutos, tanto nos diferenciais que oferece aos seus estudantes quanto em premiações. É o caso da pedagoga Patrícia Stanger Cardoso. Ela fez parte do grupo de professores reconhecidos no 1º Fórum Educalovers, promovido pela plataforma de aprendizagem Educacross, que é utilizada na rotina com os estudantes do colégio da Universidade.
“Expliquei para as crianças que o Educacross não seria apenas um momento de brincar, mas sim de fazer uso de jogos e atividades que estariam aliadas a uma aprendizagem divertida”, comentou Patrícia. A professora relatou que fez minucioso estudo da plataforma e orientou os alunos a utiliza-las a partir de um tutorial elaborado para que os pais pudessem auxiliar os filhos na execução das tarefas.
A primeira atividade realizada pela professora Patrícia com seus alunos do Ensino Fundamental via plataforma foi a revisão de um exercício avaliativo de matemática com números até 60. “Eles utilizaram o Chromebook para completar com os números que estavam faltando com apenas um clique. Os alunos adoraram esse novo formato de exercício, deixando o papel de lado e utilizando o computador”, relatou. “Foi uma novidade, eles estão muito empolgados com a nova forma de aprendizagem”, destacou Patrícia.
A professora reforçou a importância de levar em consideração que os atuais alunos de séries iniciais são filhos de uma era já digitalizada. “Logo, disponibilizar essa tecnologia, esses estímulos para dentro de sala de aula, amplia o conhecimento de forma significativa” comentou.
O case premiado
O projeto apresentado por Patrícia fez a professora terminar em quarto lugar na competição nacional, entre centenas de colegas de todo o Brasil. Ela focou no relato de experiências desenvolvidas no uso da plataforma.
“O meu case foi escolhido devido ao relato da tarefa digital usada para Língua Portuguesa e Matemática, com uma turma de alfabetização. A experiência fez muita diferença, deixando as crianças muito mais animadas para aprender. Considero a plataforma Educacross ativa e divertida no processo de aprendizagem e também muito efetiva. É uma nova forma de aprender, utilizando a tecnologia para aprendizagem e desenvolvimento dos alunos”, avaliou.
Pelo quarto lugar, Patrícia ganhou, além do destaque nacional ao seu trabalho, um kindle (leitor de livros digitais) e um exemplar da Corujinha Belinha, que é a mascote da plataforma. Patrícia vai, também, fazer parte com os demais premiados de um grupo de consultoria para auxiliar a Educacross no desenvolvimento de novas atividades.
Cultura digital desde o princípio
A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, Wânia Ramos, lembra que a Educacross é a plataforma parceira do Sistema Positivo de Ensino, que fornece e assina o material didático adotado no colégio. “A plataforma foi inserida no contexto escolar nesse ano, através de um projeto piloto. As professoras das séries iniciais receberam formação in loco e remota, coletiva e individualmente”, relatou.
“Esse reconhecimento mostra o grande diferencial tecnológico e fortalece a nossa cultura digital desde os primeiros anos escolares, engajando nossos estudantes das séries iniciais por meio dos jogos que exploram a matemática e a alfabetização”, apontou Wânia.
Ela comentou que a plataforma está plenamente alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que a adoção dela representa um desafio que contribui para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem no Colégio unesc. “Seguimos fortalecendo a cultura digital, aproveitando todos os espaços de formação que nós temos dentro da Unesc e também por meio dos materiais adotados do Sistema Positivo e outros aliados, que têm trabalhado em parceria com o colégio”, explicou a coordenadora.
Educacross: o que é?
A Educacross é a maior plataforma de aprendizagem divertida do país, com seis anos de história e pioneira na gamificação, educação e tecnologia digital. O espaço digital tem como objetivo ensinar e desafiar os estudantes de todas as idades, através de jogos dinâmicos e interativos. O conteúdo foi construído para engajar alunos e professores com milhares de jogos, utilizando metodologias ativas nas aulas, propiciando às escolas um grande diferencial tecnológico para alfabetização e o ensino de Matemática e Língua Portuguesa.
O co-fundador e atual CEO da Educacross, Reginaldo Gotardo, demonstrou entusiasmo ao tomar conhecimento sobre a forma como o Colégio Unesc faz uso da ferramenta. “Nós tivemos a grata surpresa da Patrícia, aí do time de vocês, ela foi uma das eleitas e teve o seu case em destaque na final do nosso Fórum. Foi muito bacana, porque ela comentou sobre a utilização da ferramenta de apoio para um trabalho digital com as crianças, mas também no projeto de tarefa digital”, observou. “Ela ainda nos contou que os alunos curtiram muito e gostaram de aprender e se divertir ao mesmo tempo”, emendou. “Seja aluno, professor, coordenador, diretor ou toda a família, essa é a nossa pegada, fazer da aprendizagem uma jornada divertida”, arrematou Reginaldo.