Em sessão solene especial, prestigiada por autoridades jurídicas de Criciúma e familiares, a Unesc fez a entrega da titulação de especialistas para 17 pós-graduados da primeira turma de Especialização em Direito Empresarial.
Profissionais renomados do Direito, buscaram na Universidade o conhecimento necessário para o aperfeiçoamento e atuação na defesa dos clientes. Foi isso que destacou a oradora da turma, Daniela de Oliveira Rodrigues Gomes.
“Saímos daqui com um enorme crescimento profissional, com muito conhecimento jurídico sobre o Direito Empresarial na bagagem para fazermos a diferença. Que possamos ser bastante felizes com esse novo diploma. Foi desafiador chegar até aqui, mas foi muito bom estarmos juntos e deixar a nossa marca de pioneiros desta pós. Em nome de todos, agradeço todos os nossos professores e também as autoridades judiciárias que nos recebem nos processos em que atuamos. Enfim, que possamos ser diferentes como profissionais e como pessoas daqui para frente”, enfatizou a oradora.
“É muito bom ver que os profissionais do Direito não estão acomodados e que estão em busca de conhecimento e informação. Como profissionais do Direito, lidarão com as mais variadas crises quando emprestarem seus serviços aos empresários e gestores aqui da região. Irão administrar questões envolvendo a Lei da Proteção de Dados, analisarão questões envolvendo o Direito Ambiental, Direito do Consumidor, gestão sucessória das empresas, tudo isso dentro de um contexto de uma reforma tributária ampla que se avizinha”, ponderou o egresso da Universidade e diretor do Fórum da Comarca de Criciúma, doutor Rafael Milanesi Spillere.
A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Silveira Coelho Lopes, parabenizou todos os envolvidos na construção da especialização. “Posso dizer que nós temos vários coordenadores aqui na pós-graduação, mas tem alguns que se destacam, que acreditam na causa e se revestem do compromisso pedagógico, mas sobretudo pela excelência em tudo que faz. Acreditamos ,como Universidade, que quando escolhemos gestores e professores comprometidos com a causa acadêmica, as coisas fluem. No caso da Mágada, ela deu uma nova roupagem ao setor”, avaliou.
“Eu nunca parei, nunca me arrependi e hoje, quando olho para trás, vejo que valeu a pena. Não só pelo certificado, mas pela minha transformação de dentro para fora, de poder pensar na forma como o mundo acontece e por que que acontecem. Que a leveza da vida possa te conduzir para aquilo que os teus propósitos de vida almejam e que a vida seja ancorada nos projetos de felicidade de cada um. Desejo uma vida de muito significado para todos e parabenizo pela escolha”, acrescentou Gisele.
Já o juiz e diretor da Justiça Federal, em Criciúma, Germano Alberton Junior, salientou que é um momento de divisão, que ficam para trás os momentos de estudo, de convivência e vem agora a hora de aplicar a prática de tudo aquilo que foi estudado. “Essa especialização é muito importante para uma área essencial, principalmente em Santa Catarina, um estado industrializado, com comércio forte e com prestação de serviço ativa. Tenho certeza de que essa qualificação adquirida, vai ajudar seus clientes e a Justiça a ser melhor, porque uma boa sentença começa com um bom pedido de atenção Inicial e na medida que os senhores nos ajudam, nós também iremos prestar uma melhor jurisdição a todos”, parabenizou o juiz federal.
A presença das principais autoridades no evento demonstrou a importância da Pós-graduação para o meio jurídico. Foi o que avaliou o representante da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Criciúma, Moacir Menezes.
“Essa é uma noite que eu me sinto privilegiado e são vários motivos: o primeiro é que eu sou egresso desta Universidade, segundo é que eu venho falar para pessoas que conheci como professor, virei amigo e hoje somos companheiros na especialidade de Direito Empresarial. Isso para mim é sensacional e me dá orgulho de ver a evolução de todos nesta área de atuação”, frisou Menezes.
O coordenador da Especialização em Direito Empresarial, Artur Bolan Búrigo, agradeceu a oportunidade de constituir a pós-graduação, que faz falta não apenas na região. “Quero passar uma mensagem especialmente aos meus alunos, contabilizei que respondi por meio do WhatsApp, cerca de 3.145 mensagens, desde abril do ano passado até hoje. Estou orgulhoso de vocês, porque a partir de hoje, nascem novos especialistas em Direito Empresarial. Aprendi mais com vocês do que vocês comigo, digo isso que muitos que tentaram se tornar especialistas, colegas de vocês, não conseguiram. Para que a conscientização de vocês, continue estudando, se aprimorando e trabalhando para que se tornem melhores e referência, porque o impossível só se torna realidade, quando estamos bem preparados para as oportunidade que aparecerão”, aconselhou o coordenador.
A coordenadora do setor de Pós-Graduação Lato Sensu da Unesc, Mágada Tessmann, também agradeceu por mais uma especialização concluída. “Gratidão a todos que escolheram a Unesc como casa durante esse período de desenvolvimento e construção profissional. O curso tem uma proposta pedagógica que é seguida, mas a construção de fato acontece com cada participante. Posso assegurar que, em termos de pós-graduação Lato Sensu em Santa Catarina, vocês estão na melhor, porque a cada dia temos nos debruçado para buscar metodologias e matrizes curriculares diferenciadas com o objetivo de sempre aprimorar e atualizar todas as nossas especializações. Aproveito para agradecer toda a nossa equipe, porque sozinha não conseguiria realizar tudo isso”, destacou Mágada.