Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ações Comunitárias

Unesc inicia novo ciclo da Escola de Lideranças Comunitárias de Criciúma

Primeira aula com cerca de 90 alunos aconteceu na manhã deste sábado (18/05). (Fotos: Marciano Bortolin e Décio Batista/Agecom/Unesc)

A Unesc deu início na manhã deste sábado (18/05), ao segundo ciclo da Escola de Lideranças Comunitárias de Criciúma, um projeto que visa capacitar líderes para abordar questões cruciais nas comunidades. Com mais de 90 inscritos, o programa começou na cidade em 2023 e agora se expande também para Içara e Araranguá.

O objetivo da Escola de Lideranças da Unesc, em parceria com a União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC), é ainda fortalecer o entendimento dos participantes sobre diversas questões sociais e potencializar as habilidades.

A reitora Luciane Bisognin Ceretta reforça que a iniciativa gera grande impacto nos bairros criciumenses. “A nossa Universidade tem o compromisso de não apenas oferecer educação de qualidade, mas também de contribuir para o desenvolvimento social e humano da região. A Escola de Lideranças Comunitárias é um exemplo concreto disso ao proporcionar ferramentas e conhecimentos essenciais para que os participantes possam liderar com eficácia e promover o bem-estar nas comunidades. Juntos, estamos construindo um legado de liderança que continuará a impactar vidas e comunidades por muitos anos”, enfatiza.

Aprendizados enriquecedores

No ano passado, cerca de 70  pessoas receberam o certificado ao participarem da primeira turma da Escola de Lideranças. “Seguimos determinados a oferecer uma experiência enriquecedora e transformadora aos participantes. Por meio de uma programação diversificada e conteúdos relevantes, os líderes tornam-se ainda mais capacitados para promover mudanças positivas e duradouras nas comunidades”, comenta a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes.

No primeiro módulo, realizado neste sábado, os participantes aprenderam sobre alimentação adequada e sustentável para uma vida saudável, conduzido pela coordenadora e pela coordenadora-adjunta do curso de Nutrição, Fabrine Fabris e Alessandra Zanette Ghisi Frassetto, respectivamente. Nas próximas aulas, eles terão contato com temas como economia solidária e feiras populares, inclusão social, prevenção da alienação parental, importância dos exercícios físicos, entre outros.

“Estávamos com grande expectativa para nos encontrarmos novamente. Este momento é tão valioso para nós, pois compartilhamos e aprendemos muito. Cada um dos participantes traz muitas histórias lindas de força, determinação, mudança de trajetória e de cenários. São experiências que nos melhoram como seres humanos e nos impulsionam a fazer ainda mais”, salienta a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego.

Expansão

Além da continuidade em Criciúma, a Unesc expandiu o projeto para Içara, onde já deu início à capacitação em parceria com a União das Associações Comunitárias de Içara (UACI) e a Prefeitura Municipal. O próximo encontro está marcado para a segunda-feira (27/05), quando será iniciado o primeiro módulo sobre políticas públicas e sociais, e participação popular. Além disso, o projeto também já chegou à maior cidade do Extremo Sul, Araranguá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *