Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc forma Conselheiros de Saúde de Criciúma

Cinquenta novos Conselheiros de Saúde receberam certificados em curso realizado com parceria da Unesc (Fotos: Vanessa Clarinda/Agecom/Unesc).

Ciente da missão de ser exemplo e colaborar ativamente na região em que está situada, a Unesc realiza ações que contribuem para o desenvolvimento da comunidade criciumense. Na noite da última sexta-feira (23/02), no auditório Edson Rodrigues, 50 conselheiros municipais de Saúde de Criciúma concluíram o curso de capacitação. A formação foi promovida pelos programas de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) e de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unesc, em parceria com a Administração Municipal e o Conselho Municipal de Saúde de Criciúma.

O curso, que teve um total de 20 horas de atividades, compreendeu quatro unidades de aprendizagem. O professor do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCOL) da Unesc, Jacks Soratto, expressou um profundo senso de realização ao concluir a capacitação da 3ª turma do curso de Formação de Conselheiros de Saúde de Criciúma.

“Durante seis encontros intensos, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o Sistema Único de Saúde. Este momento não apenas marca o término de um curso, mas também o início de uma jornada em que esses novos conselheiros estarão preparados para contribuir ativamente com a melhoria da cidade. Ao longo dessas 20 horas de formação, foram compartilhados aprendizados, experiências, questionamentos e momentos de descontração que deixaram uma marca profunda em todos os participantes”, pontuou Soratto. 

Os conselheiros receberam certificação, conforme orienta a lei nº 6541 que regulamenta as atribuições do CMS.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, enfatizou que faz parte do compromisso da Universidade se envolver nos assuntos relacionados à saúde da comunidade, uma pauta que lhe é especialmente significativa. “A saúde coletiva é um assunto que me toca profundamente, considerando a importância desta temática para a vida de cada indivíduo. Já tive experiências diretas nessa área e reconheço o papel crucial dos conselheiros na promoção da saúde. Como liderança, nunca deixarei de apoiar essa iniciativa. Estamos, mais uma vez, unidos em prol do bem-estar coletivo”, ressalta.

Alianças

O Secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, e a enfermeira e coordenadora do Complexo de Saúde Santo Agostinho, Larissa Alves, prestigiaram a diplomação dos conselheiros. O secretário destacou a importância da união entre Universidade, comunidade e gestão pública. 

“É com imensa gratidão que expresso meu reconhecimento à Unesc por sua colaboração fundamental no fortalecimento do controle social na Secretaria. Por meio do apoio na capacitação dos conselheiros, que representam os anseios e demandas da população, temos avançado significativamente na gestão dos serviços de saúde. Esses conselheiros formados desempenham um papel importante na melhoria da saúde em suas comunidades. Estou profundamente feliz por participar deste encerramento e transmito meu agradecimento à coordenação do programa e a toda equipe envolvida”, enfatizou.

“É com imensa satisfação que concluímos mais uma turma de conselheiros de saúde. Este curso proporcionou um valioso aprendizado, promovendo uma mudança relevante na percepção de diversos conceitos relacionados ao SUS e à saúde. Como Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, estamos extremamente felizes por termos feito parte dessa formação”, comenta o coordenador adjunto do PPGSCol, Antônio Augusto Schäfer. 

Cerimônia de encerramento

Para a cerimônia de encerramento, os organizadores convidaram o coordenador e professor do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD), Reginaldo de Souza Vieira, para abordar o tema “Participação popular e controle social de saúde”. Ele ressaltou que a participação popular na saúde e o controle social são fundamentais como ferramentas da democracia. “Este curso desempenha um papel fundamental no fortalecimento do sistema de saúde, permitindo que a sociedade compreenda que o SUS é um patrimônio coletivo e uma política do Estado, cuja definição deve envolver a participação de todos. Por isso, o controle social é fundamental, trabalhando em conjunto com a gestão pública para melhorar o sistema por meio da avaliação e fiscalização”.

A coordenadora da Pós-graduação Lato Sensu e Unesc Level, Mágada Tessmann, expressou a importância de a Universidade em oportunizar a formação de cidadãos que se empenham em oferecer uma saúde de qualidade para as pessoas. 

“É com grande satisfação que reconheço o crescente destaque e respeito que a Unesc conquistou na comunidade. Nosso sucesso foi resultado do empenho e comprometimento da equipe, que sempre buscou atender da melhor forma possível. Destaco especialmente a importância da Formação de Conselheiros, cujo êxito se deve à persistência e dedicação daqueles que participaram do curso, assim como dos responsáveis por sua organização. É graças a vocês que esse importante projeto se concretizou. Quero expressar minha profunda gratidão a todos os membros da organização pelo empenho. Estamos à disposição de vocês para o que precisarem. Juntos, continuaremos a alcançar grandes realizações”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *